O grupo webPACT é uma comunidade de aprendizagem e investigação que integra docentes (universitários e do ensino secundário) e alunos de 3.º ciclo do ensino superior, com interesse nas temáticas do pensamento crítico e da comunicação escrita. O seu objetivo passa por melhorar a qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem envolvidos no desenvolvimento de competências sociais (soft skills) nos alunos. Trata-se de um grupo multidisciplinar, que reúne profissionais das mais variadas áreas do conhecimento, desde a Gestão, Veterinária, Educação e Psicologia, à Estatística, Linguística, Matemática, Ciências da Natureza, Enfermagem e Filosofia.

Os elementos que integram o webPACT partilham o interesse comum pela investigação e desenvolvimento de estratégias e metodologias de ensino, transversais a diferentes àreas do conhecimento, que promovam a aquisição de competências de pensamento crítico – nomeadamente com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e de técnicas de aprendizagem cooperativa. Neste sentido, o grupo tem desenvolvido atividades conjuntas com alunos de ensino secundário, 1.º e 2.º ciclo de ensino superior, adotando técnicas de avaliação entre pares, através das quais é estimulada a aprendizagem auto-dirigida e pró-ativa dos alunos, reforçando o desenvolvimento da sua capacidade de análise, argumentação e resolução de problemas. Segundo uma lógica de investigação-ação, o grupo desenvolve atividades de aprendizagem em ciclos semestrais, seguidas de uma análise sistemática de resultados e melhoria da prática e/ou intervenção pedagógica.

Desde 2012, os investigadores do webPACT têm implementado de forma dinâmica diversas atividades de carácter formativo, como também participado em eventos na área do pensamento crítico, o que lhes permitiu  a comunicação e divulgação do trabalho desenvolvido em conferências e revistas da especialidade. Os resultados atingidos permitiram o reconhecimento externo do grupo e a aprovação pela FCT do projeto ‘Pensamento crítico em rede no ensino superior'(131/ID/2014), no âmbito do concurso ‘Partilha e Divulgação de Experiências em Inovação Didática no Ensino Superior Português‘.

Além do II Seminário Internacional sobre Pensamento Crítico, outras ações e participações estão em curso, tais como: o desenvolvimento de ‘clubes’ de pensamento crítico, a dinamização de workshops, e o desenvolvimento de cursos e recursos de formação no âmbito do Laboratório de Pensamento Crítico da Unidade de Aprendizagem e Desenvolvimento Profissional da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, etc.