Os autores poderão submeter artigos científicos originais abordando novas perspetivas de investigação, soluções e/ou aplicações para problemas reais, trabalhos empíricos e/ou de avaliação, estudos de caso, entre outros, que se enquadrem nas temáticas do Seminário.

Tipos de trabalhos

Os autores são convidados a submeter um resumo alargado do seu trabalho, com um máximo de 3 páginas (de acordo com o template disponibilizado nesta página), Todos os resumos alargados serão revistos de forma cega dupla (“double blind reviewed”). Os resumos aceites serão publicados nas Atas do Seminário com e-ISBN. Dos resumos aceites, a Comissão Científica selecionará os mais adequados para desenvolvimentos posteriores. Poderão ser aceites para publicação três tipos de trabalhos:

Artigo Longo (full paper): trabalhos concluídos ou consolidados sobre uma das temáticas da conferência. Os autores terão 15 minutos para a apresentação e 5 de discussão.

Artigo Curto (short paper): trabalhos em curso, mas com resultados preliminares relevantes a serem discutidos.  Os autores terão 10 minutos para a apresentação e 5 minutos de discussão.

Poster: trabalhos iniciais, mas com ideias relevantes, a serem apresentados e discutidos em sessões próprias de 30 minutos. Cada autor deverá imprimir o seu poster a cores, em formato A1 (59,4 cm x 84,1 cm). Poderá utilizar os elementos gráficos do Seminário, fazendo o seu download em http://bit.ly/1aYADrA (PT) ou http://bit.ly/1Gg6DjG (EN).

Normas para a submissão de trabalhos

Todos os trabalhos são submetidos online, na plataforma eletrónica abaixo disponibilizada, e devem obedecer às normas do “template” fornecido. Os trabalhos poderão ser submetidos em Português, em Espanhol ou em Inglês. Os mesmos só serão submetidos para revisão se cumprirem todas as normas do template abaixo disponibilizado e devem estar gravados em formato DOC ou DOCX.

TEMPLATE PARA SUBMISSÃO DE ARTIGO LONGO OU CURTO (LINK PARA DOWNLOAD)

TEMPLATE PARA SUBMISSÃO DE POSTER (LINK PARA DOWNLOAD)

SUBMISSÃO DE TRABALHOS (LINK PARA PLATAFORMA)

Os artigos submetidos não devem estar publicados nem sob revisão para nenhuma outra conferência ou publicação nacional ou internacional.

Publicação

Desde que pelo menos um dos autores se tenha inscrito no evento e o artigo respeite o formato definido, serão garantidas as seguintes publicações (com a possibilidade de surgirem outras):

  • Livro de resumos;
  • Atas Digitais do Seminário com e-ISBN (artigos longos e curtos);

Os autores dos melhores artigos serão ainda convidados a submeter uma versão alargada para integrar num dossier temático da Revista Lusófona de Educação, segundo as condições acordadas com a equipa editorial (os artigos poderão ser redigidos em Português, Espanhol, Inglês ou Francês). A Revista Lusófona de Educação encontra-se indexada nas seguintes redes internacionais:

  • SCOPUS – SCImago Journals & Country Ranks (SJR)
  • ScIELO – Scientific Electronic Library Online
  • AERES – French Evaluation Agency for Research and Higher Education
  • REDALYC – Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal
  • QUALIS-A1 – Classificação de Periódicos, Anais, Jornais e Revistas da CAPES, Brasil
  • IBSS – International Bibliography of the Social Sciences
  • CSA – Sociological Abstracts, EUA
  • DOAJ – Directory of Open Access Journals
  • EBSCO Databases
  • LATINDEX – Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal
  • CREDI-OEI – Biblioteca Digital da Organização dos Estados Iberoamericanos para a Educação, Ciência e Cultura
  • BIBLIO-SHS – Portail développé par l’INIST – Département Sciences Humaines et Sociales du CNRS
  • Redepisteme – Directório de Revistas Científicas
  • Universia – Portal das Universidades
  • e-Revist@s – La Plataforma Open Access de Revistas Científicas Eletrónicas Españolas y Latinoamericanas e-Revistas

Apresentações virtuais

Serão aceites trabalhos com a possibilidade execional de apresentação virtual (a distância), por motivos ligados à distância (ex. autores do norte da Europa ou de outros continentes). Os participantes que optarem por este formato não terão acesso online às restantes sessões de apresentação de trabalhos, que decorrerão ao longo dos dois dias de seminário. Para além da submissão do trabalho escrito (respeitando o template disponibilizado), os autores que optarão por esta situação deverão enviar igualmente a sua apresentação em vídeo – de modo a evitar problemas técnicos que possam surgir no dia da apresentação.

Mais informações sobre este formato de apresentação serão enviadas a cada autor aquando a aceitação dos seus trabalhos. Poderá igualmente enviar-nos um e-mail para pcr@utad.pt com questões técnicas.