Tim Kenyon, University of Waterloo, Canada

Workshop “Modelando a Falibilidade no Ensino do Pensamento Crítico”

Tim Kenyon, Universidade de Waterloo, Canadá

É Professor de Filosofia e está atualmente em licença sabática em Portugal. A sua investigação centra-se na língua, no conhecimento social e na educação do pensamento crítico. É  autor do livro Clear Thinking in a Blurry World e de alguns artigos sobre o que a evidência empírica e o enviesamento sugerem para a didática do pensamento crítico.

Resumo: Uma barreira para o desenvolvimento de competências de pensamento crítico em muitos alunos é a sua relutância em admitir o erro em contextos discursivos e de raciocínio, e talvez até mesmo a sua falta de conhecimento em saber como o fazer. Plausivelmente, os professores podem ajudar os alunos a superar esta barreira, não só ensinando essa habilidade, mas também modelando a admissão do erro no contexto de sala de aula. Os professores podem, no entanto, ter dificuldade em fazê-lo – podem sentir o peso da expectativa de que são eles a autoridade na sala de aula, ou podem temer que a admissão do erro diminua a sua credibilidade perante os alunos. Este workshop irá discutir evidência empírica da dificuldade em admitir o erro, através da revisão de algumas estratégias e exercícios que o autor tem usado, numa tentativa de modelar a falibilidade em sala de aula, e solicitar outras estratégias dos participantes. Os participantes serão convidados a participar ativamente! Por isso, se nunca esteve errado/a sobre qualquer coisa, não se esqueça de pedir exemplos, antes do workshop, a um amigo que já tenha errado no passado. Mais informação em http://bit.ly/1O4bzy5

Língua: o workshop será realizado em Inglês.

Duração: 90 minutos.

Data: 8 de maio de 2015.

Hora: 11h – 12h:30m.

Local: Auditório das Geociências – Edifício das Geociências/Escola de Ciências da Vida e do Ambiente (UTAD)

Inscrição: obrigatória, em http://bit.ly/1CRnaMd (lugares limitados).

Preço de inscrição: o workshop é gratuito e aberto a toda a comunidade académica.